quarta-feira, 14 de julho de 2010

Travas-Línguas





Trava- Línguas

Essa trava é uma trova pra te entravar. Entravar com uma trova é uma trava de lascar!

Tendo origem na cultura popular os trava-línguas são modalidades de parlendas, em prosas, versos, ou frases, ordenadas de tal forma que se torna difícil pronunciá-las sem tropeço ou sem travar a língua como o próprio nome diz.
São ótimos recursos em sala de aula para serem utilizadas por professores com a intenção de trabalhar a consciência fonológica, melhora na dicção e leitura oral, devendo ter o cuidado de não expor alguma criança que possua dificuldades como gagueira ou outro problema de fala.

Os trava-línguas podem ser trabalhados de forma interdisciplinar:

Com a língua portuguesa, pode-se trabalhar a cultura popular coletando informações sobre folclore em sites, livros, revistas podendo inclusive pensar na elaboração de um livro da turma.

As diferenças entre r e rr podem ser discutidas a partir de trava-língus como: A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha. bem como trabalhar outros fonemas ajudando na consciência fonológica.

Desenvolvimento da linguagem através dos fonemas, ritmo, pausa, gestos, entonação de voz.

Trabalhar a criatividade criando novos trava-línguas.

Na geografia, certos trava-línguas permitem discutir as diferenças regionais e raciais.

Numa aula de ciências a importância de cuidar da boca e da garganta. A importância da voz, como ela nos faz falta quando estamos rôcos, como o cigarro prejudica a voz, o tom de voz que usamos com o outro, como gritar pode tornar uma pessoa afônica, a importância da higiene bucal, etc. Chamar um fonoaudiólogo, otorrinolaringologista e dentista para palestras, cada um com suas finalidades, seria interessante.

Apesar das parlendas serem a composição de palavras rimadas e ritmadas não havendo melodia, pode-se inventar melodias e ritmos nas aulas de música.

Fonte : http://www.psicopedagogiabrasil.com.br

2 comentários:

Claudineide disse...

Legal seus trava-lígua, parabéns pelo blog.

Prô Keila disse...

Claudineide adorei a sua visita !
Obrigada pelo carinho...
Abraços ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...