segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Píppi Meialonga - Dica de livro











Leio  as aventuras de Píppi para mais uma turma de 4 ano. Desta vez para meus alunos do Castro Alves.Não preciso dizer que eles adoram todos os capítulos.
Esse livro foi uma dica da minha querida amiga Maristela. Agora sou fã da Píppi também...
Vale a dica !


Sinopse e informações principais:

A menina de 9 anos, filha do pirata Efraim Meialonga, herda de seu pai um baú cheio de moedas e, sem dúvida, seu espírito aventureiro. Órfã também de mãe, ela mora sozinha e tem como melhores amigos um cavalo e um macaquinho, batizado por ela de Sr. Neilsson. Pippi, de cabelos cor de fogo e amarrados em duas tranças, é muito independente para sua idade e tem uma força descomunal. Como se não bastasse tudo isso para fazê-la especial, ela também tem uma forma meio grunge de se vestir, usando meias muito compridas, uma de cada cor, sapatos grandes demais para seus pés, e que quase sempre estão desamarrados.



Astrid explica que a idéia da personagem nasceu em 1941 através da sua filha Karin, de 7 anos, que um dia pediu: “Mãe, fale sobre Pippi Meialonga“. Como o nome era estranho, Astrid criou uma personagem estranha. Desde então, Pippi viajou pelos sete mares, encantando e deixando-se encantar pelas novidades do mundo.

O livro Pippi Meialonga foi publicado pela primeira vez em 1946.
 O livro virou best-seller, e a menina de cabelos vermelhos, a personagem mais famosa da autora, teve suas aventuras traduzidas em mais de 70 línguas. Com Pippi, Astrid levanta questões fundamentais sobre como ver o outro sem discriminação e demonstra que o coração da criança é puro, que o preconceito é transmitido pelos adultos
 
No Brasil, foi a editora Companhia das Letrinhas, selo infantil da Companhia das Letras, que editou “Pippi Meialonga” e “Pippi a bordo”. O primeiro livro, que apresenta a personagem, vendeu 17 mil exemplares, um bom número para títulos infantis traduzidos no mercado editorial brasileiro
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...